terça-feira, 5 de novembro de 2013

10 Empresas controlam quase tudo o que você compra — este gráfico mostra como




Dez mega corporações controlam a saída de quase tudo que você compra; de produtos de uso doméstico, até alimentos para animais de estimação e jeans.


De acordo com este gráfico via Reddit, chamado "The Illusion of Choice" - A Ilusão da Escolha, essas corporações criam uma cadeia que começa em uma das 10 maiores empresas, ou seja, você já ouviu falar dos maiores nomes e é incrível ver o quanto estes gigantes podem influenciar.

(Nota: O gráfico mostra um emaranhado de redes. Empresas-mãe podem possuir, ações delas próprias, ou podem simplesmente atuar como parceiras de agências em sua rede. Por exemplo, a Coca-cola não é dona da Monters, mas distribui a bebida energética. Outra nota: não temos certeza de quão atualizado o gráfico está. Por exemplo, ele não mostra a venda da Pringles feita pela PGs para a Kelloggs em fevereiro.)

Aqui estão alguns outros exemplos: Yum Brands possui KFC e Taco Bell, empresas que nasceram na rede da Pepsi. Todos os restaurantes da Yum Brands vendem apenas produtos de Pepsi por causa de uma parceria especial com a fabricante de refrigerante.

A empresa de US$ 84 bilhões Proctor Gamble — a maior anunciante dos EUA — é parceira de um número de diversas empresas que produzem produtos de medicina à pasta de dente até últimos lançamentos da moda. A P&G declaradamente atende um grande número de pessoas, cerca de 4,8 bilhões ao redor do mundo através desta rede.

A Nestlé, uma corporação de US$ 200 bilhões — famosa por seus chocolate é a maior empresa de alimentos do mundo,  dona de quase 8.000 diferentes marcas em todo o mundo, que levam a marca ou é parceira em outras empresas. Incluídos nesta rede estão a empresa de shampoo LOreal, a gigante de comida para bebês Gerber,  a marca de roupas Diesel e os fabricantes de ração Purina e Friskies.

A Unilever, reconhecida por fabricar sabão, atende assumidamente 2 bilhões de pessoas ao redor do mundo, possuindo uma rede que produz vários produtos, desde cotonetes "Q-tips" até manteiga de amendoim Skippy.


E não só são os produtos que você compra e consume. Nas últimas décadas, muitas notícias e informações que você recebe fazem parte destas cadeias: 90% dos meios de comunicação agora são controlados por apenas seis empresas que permaneceram das 50 existente em 1983, de acordo com um infográfico Frugal Dad do ano passado.



Fica ainda mais macro: 37 bancos se fundiram para se tornar apenas quatro — JPMorgan Chase, Bank of America, Wells Fargo e CitiGroup em pouco mais de duas décadas, de acordo com o mapa da Reserva Federal.


As 10 maiores instituições financeiras mantém 54 de nossos totais financeiros ativos; em 1990, eram 20. Como mostra os relatórios de "Mother Jones", o número de bancos caiu de mais de 12.500 para cerca de 8.000.




Os números são os consumados, e os gráficos apontam a realidade alucinante. Este é o mundo em que vivemos.

FONTE em Inglêshttp://www.policymic.com/articles/71255/10-corporations-control-almost-everything-you-buy-this-chart-shows-how

Tradução: Estella Parisotto Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário