sábado, 18 de janeiro de 2014


3 regras essenciais para fazer uma boa contratação

Especialista em recrutamento ensina como analisar um currículo e como conduzir um processo de seleção

De Fabiano Cândido e Marina Salles - 16/01/2014
recrutamento_acordo_emprego_admissão (Foto: Shutterstock)
O processo de seleção e recrutamento é um dos maiores desafios do empreendedor, independente do tamanho do negócio. Às vezes, o profissional preenche todos os requisitos e vai muito bem na entrevista, mas quando começa a trabalhar demonstra fraquezas e que não está apto para o cargo.

No entanto, há como evitar erros. Para isso, o processo de seleção deve ser bem planejado. A fim de facilitar essa tomada de decisões complexa e demorada vale a pena contar com a ajuda de quem tem experiência no assunto. Confira algumas dicas de Danylo Hayakawa, gerente da divisão de Finanças e Contabilidade da Robert Half, empresa especializada em recrutamento:
1.    Foque no histórico profissional do candidato. A trajetória na carreira é um dos pontos mais importantes para realizar uma avaliação mais precisa do entrevistado. Profissionais que passaram menos de um ano em seus antigos empregos podem ser considerados instáveis, indício que deve ser levado em consideração. Nesses casos, pode ser feita a pergunta do porquê o candidato saiu dos antigos empregos, para, em último caso, realizar uma checagem junto aos últimos patrões.

2.    Dê ênfase às realizações da pessoa. Em uma análise de currículo, além da simples passagem por outras empresas, também conta muito o envolvimento do profissional com projetos e sua participação na rotina da empresa. Em muitos casos, sinais de estabilidade podem não ser suficientes para qualificar positivamente um profissional. Peça exemplos práticos para então identificar as características do candidato sobre atributos como organização, pró-atividade e motivação, qualidades bastante prezadas pelo empregador.

3.    Não se deixe levar por aspectos emocionais. Fazer perguntas objetivas e fugir de caracterizações emocionais são outra dica importante para o empreendedor que está em fase de contratações. De acordo com Hayakawa, a trajetória de vida do profissional deve fazer parte de uma análise complementar, que ajude no balanço das informações obtidas com perguntas anteriores sem ser um fator primordial.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2014/01/3-regras-essenciais-para-fazer-uma-boa-contratacao.html

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