quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

5 Empreendedores de Sucesso indicam livros que marcaram suas vidas
Por trás de negócios de êxito, como Cacau Show, CVC, Habib´s, Nobel e Wizard, empresários indicam leituras para quem quer ter uma empresa e sucesso.
Alexandre Tadeu da Costa, Cacau Show

Com apenas 17 anos, Alexandre Tadeu da Costa ingressou no ramo dos chocolates, criando uma das redes de franquias mais bem-sucedidas do Brasil, a Cacau Show. “Qual é a tua obra?”, (Mario Sergio Cortella) é uma das leituras recomendadas por ele a quem quer empreender. “É uma lição de vida. Com ele, me aprofundei ainda mais nas questões de liderança, tema muito importante para um empreendedor, e na questão da inovação, ou seja, a capacidade de se reinventar a cada dificuldade encontrada no caminho”, destaca.
Para entender melhor o consumidor, Costa recomenda “Desejos Contemporâneos”(Beth Furtado), que trata de questões atuais da sociedade, como o consumo frenético, e  “Luxo for All” (José Luiz Tejon, Roberto Panzarini e Victor Megido), para entender a nova classe média e seus desejos.
Para fechar sua lista, o empreendedor recomenda ainda “Made in America” (Sam Walton e John Huey) e “Onward” (Howard Schultz e Joanne Gordon) , que contam a história de duas grandes norte-americanas – Walmat e Starbucks, respectivamente –, retratando os desafios de construir um negócio de sucesso.

Guilherme Paulus, CVC

Fundador da CVC, Guilherme Paulus leu a primeira edição de “O Maior Vendedor do Mundo”, (Og Mandino),  que conta a história de Hafid, um pobre guardador de camelos que alcança a riqueza, há mais de 10 anos. O empreendedor adotou como lema a máxima do livro: superar os feitos dos concorrentes é bom, mas superar os próprios feitos é tudo. “É preciso saber combinar amor e paixão pelo que se faz a um sistema eficaz de vendas, para ter saúde física e mental admirável, além de poder e riqueza” diz.
A biografia de Lee Iacocca, filho de imigrantes italianos que se tornou presidente da Ford, também foi uma importante influência para o empreendedor. Em “Lee Iacocca, Uma Autobiografia” (Lee Iacocca), o empresário conta como superou o baque de ser demitido depois de se dedicar 32 anos à companhia. Em seguida, assumiu a presidência da Chrysler, que logo enfrentaria uma dura crise. “Mesmo em face de todos esses problemas, ele não desistiu de vencer. A derrota nunca foi uma alternativa na sua vida” destaca Paulus. “Além disso, o livro mostra que as pessoas que chegaram num posto muito elevado são seres humanos, que também passaram por dificuldades e cometeram erros”, ele acrescenta.

Carlos Wizard Martins, Grupo Multi

Para Carlos Wizard Martins, fundador da escola Wizard, que já adquiriu dez redes de ensino concorrentes ao longo da sua trajetória, o livro “A Universidade de Sucesso” (Og Mandino) é uma referência fundamental para quem quer se tornar um empreendedor bem-sucedido.  “Em minha opinião, ele possui a maior coletânea de tópicos de diversas áreas do conhecimento que um empreendedor terá que lidar em seu dia a dia”, destaca. 
“O homem mais rico da Babilônia” (George S. Clason) é outra referência importante para o empreendedor. “Este livro fascinante prende a atenção do leitor por conter dicas sábias, milenares e, ao mesmo tempo, contemporâneas de como lidar com o dinheiro. Trata-se de uma literatura clássica para quem deseja dominar o planejamento financeiro pessoal ou empresarial. Ele é tão válido para o milionário como para quem ganha um salário mínimo por mês”, recomenda.
“Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes”(Stephen R. Covey), já mencionado por Sérgio Milano Benclowicz, também aparece na lista de Martins. “É valioso por apresentar soluções nas esferas pessoal, familiar, empresarial, física e espiritual. É um livro para ser lido e relido várias vezes”, destaca.

Sérgio Milano Benclowicz, Nobel

O livro “A Meta” (Jeff Cox) ajudou o empreendedor Sérgio Milano Benclowicz, herdeiro e diretor da rede de livrarias Nobel, a aprender a lidar com as adversidades do dia a dia de um negócio. “Graças ao livro, pude evitar muitos problemas e encurtar caminhos”, conta. No romance, o autor trata dos princípios de funcionamento de uma indústria, questionando como seria possível solucionar problemas como atrasos na produção e baixa receita.
Outra obra que influenciou a trajetória de Benclowicz foi “Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes” (Stephen R. Covey). “Me ensinou a importância do foco e de começar com o objetivo final em mente”, diz. O best seller mostra como é possível melhorar o desempenho no trabalho e conquistar satisfação pessoal adotando um certo conjunto de princípios no dia a dia.

Alberto Saraiva, Habib’s

Filho de imigrantes portugueses, Alberto Saraiva abandonou a faculdade de Medicina para assumir a padaria do pai. Depois de se aventurar em botecos, cantinas, pizzarias e pastelarias, criou uma das redes de fast food mais bem-sucedidas do país, o Habib’s. Um livro que marcou a trajetória do empreendedor foi“O sucesso não ocorre por acaso” (Lair Ribeiro), que argumenta que o êxito, seja nos negócios ou em qualquer aspecto da vida, não é resultado da sorte, mas sim de estar preparado para enxergar e agarrar as oportunidades.
“Esse livro marcou tanto a minha vida que trouxe o Lair para falar para os meus funcionários na primeira oportunidade que tive”, conta. Outra obra que influenciou o empreendedor foi “O Maior Vendedor do Mundo” (Og Mandino), que também apareceu na lista de Guilherme Paulus, fundador da CVC. Os dois empresários não estão sozinhos: gigantes como Coca-Cola e Volkswagen compraram milhares de exemplares do livro para distribuir aos seus funcionários.

FONTE: REVISTA EXAME - http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-empreendedores-de-sucesso-indicam-livros-que-marcaram-suas-vidas#1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário