sábado, 23 de março de 2013


Os desafios do empreendedorismo feminino 


Estar pronta para conciliar várias tarefas diárias e enfrentar mais desafios que os homens são pontos que fazem parte da trajetória feminina ao empreender

Por Renata Leal, do Rio de Janeiro













Poucas horas antes da abertura oficial do Congresso Global de Empreendedorismo (GEC 2013), que será realizado Rio de Janeiro entre hoje (18) e a próxima quinta-feira (21), um debate sobre empreendedorismo feminino mobilizou a plateia que já se prepara para as próximas mesas de discussão.

Para começar, Fernanda de Lima, CEO da Gradual Investimentos, corretora de valores comandada por mulheres, contou um pouco de sua trajetória empreendedora. Depois de passar anos no banco JP Morgan, vivendo em Nova York e em Londres, Fernanda decidiu voltar ao Brasil. Seu primeiro negócio foi o portal InfoMoney, especializado em finanças pessoais. Um tempo depois, se juntou ao pai para abrirem juntos uma corretora. Mas seu pai teve um ataque cardíaco e morreu. “Empreender é nunca saber o que você vai encontrar pela frente”, diz.

Fernanda se viu no meio do negócio, mas numa situação complicada. Resistiu ao impulso de vender a empresa e seguiu em frente. Hoje a Gradual Investimentos está consolidada. Em meio a todo esse processo, Fernanda ainda conciliou o empreendedorismo com o nascimento de seus três filhos. Ela destaca um dos pontos fundamentais para o sucesso das mulheres nos negócios: “Somos menos centralizadoras e melhores em comunicação, mas somos piores em finanças e em tecnologia da informação. Mas podemos ter outras pessoas cuidando desses pontos para nós”, afirma.

Conselhos para mulheres empreendedoras Logo depois da palestra de Fernanda de Lima, mais mulheres se uniram em uma mesa de discussão sobre o empreendedorismo feminino. Elas deram conselhos importantes a outras mulheres que queiram abrir suas empresas:

• Não sofra demais em seu negócio. Esteja pronta para mudar sempre que for preciso.
• Aja rápido para conseguir o que quer. Não deixe para depois.
• Pense grande. Seu negócio pode valer tanto quando uma empresa comandada por um homem.
• Persista mesmo diante de adversidades.
• Esteja pronta para cometer erros. Encare-os como parte do caminho a percorrer até o sucesso. Siga em frente sempre.
• Nunca desista. No final, vai valer a pena.
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI333624-17180,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário