quinta-feira, 30 de maio de 2013

A pequena empresa e as competências do empreendedor


É fundamental que o empreendedor, para ser bem-sucedido, desenvolva uma série de competências que são classificadas como Competências Técnicas, Estratégicas e Comportamentais.
Neste artigo focaremos as Competências Técnicas.
Como o próprio nome indica, as Competências Técnicas abordam aspetos relativos ao "como se faz" do negócio, explorando os itens: comercialização, vendas, atendimento, técnicas de produção, gestão da qualidade, otimização dos recursos, controles financeiros, formação de preços, logística e distribuição.
Todo empresário, inclusive o da pequena empresa, deve procurar aprimorar mais e mais essas competências.
Estaremos aqui procurando trocar algumas idéias relativas a essas competências para que esse aprimoramento se torne mais claro e viável.
Comercialização, vendas e atendimento 
Essas competências têm sua importância, pois uma empresa que não consegue buscar conhecer as diferentes maneiras de disponibilizar seus produtos no mercado e ainda dominar de forma profissional as técnicas de venda, e as estratégias de comercialização desses produtos dificilmente terão sucesso no mercado. Ainda aqui é preciso conhecer o comportamento desse mercado e a visualização de eventuais oportunidades.
Dentro deste enfoque, é preciso lembrar que hoje, devido às exigências cada vez maiores do consumidor, o atendimento se torna peça-chave no processo de comercialização e venda. Esse atendimento é que poderá encantar ou não seu cliente, tornando-o um vendedor ativo de sua empresa ou não.
Técnicas de produção 
Todo empresário, inclusive o das pequenas empresas, necessita dominar de forma tácita e explícita as técnicas de obtenção de seus produtos, seja ele um bem ou um serviço. Inclusive deve aprimorar constante e regularmente todos os processos. Desta forma, o empresário necessita elaborar um planejamento dos recursos disponíveis para que consiga um índice de produtividade que torne sua empresa mais competitiva.
O aprimoramento contínuo torna-se imprescindível para que o empresário consiga visualizar as novas tecnologias, que a cada dia são disponibilizadas através de instituições e órgãos específicos, além de procurar participar de cursos que visam levar até os empresários as técnicas mais modernas e atuais.
Gestão da qualidade e otimização dos recursos 
No que se refere a essas duas competências, há que se concentrar basicamente na mudança de cultura da empresa ou na gestação de uma cultura organizacional compatível com o mundo atual. Para tanto, o empresário pode fazer uso de algumas ferramentas que auxiliem no aprimoramento da qualidade de seus produtos ou serviços e na redução dos desperdícios visíveis ou invisíveis, como por exemplo os energéticos. Uma ferramenta de fácil aplicação, de resultados quase que imediatos e que praticamente todos conhecem, são os "5S", ou os cinco sensos japoneses.
Controles financeiros e formação de preços 
O empresário iniciante ou o que já está com sua empresa em franca atividade necessita conscientizar-se de que é imperioso separar as contas bancárias: a da pessoa física da conta da pessoa jurídica. Conhecer e dominar os custos variáveis e os fixos de sua empresa. Daí irá ser bem-sucedido nas análises financeiras da empresa através dos controles, previsões e análise do caixa da empresa. Os parâmetros acima irão subsidiá-lo na formatação dos preços de seus produtos ou serviços e ainda na determinação do ponto de equilíbrio.
Logística e distribuição 
Trata-se do conhecimento e do domínio que deverá ter o empresário dos princípios básicos e lógicos para uma distribuição de seus produtos e oferecimento de seus serviços, desde a entrada dos recursos necessários até o atendimento efetivo do cliente.
Concluindo, é necessário ressaltar que o empresário tenha, antes de mais nada, uma noção bastante clara que ser empresário hoje está longe de ser o empresário de 50 anos atrás. Lá uma pessoa iniciava um "negócio" e ele prosperava, quase que naturalmente. Hoje há que desenvolver de forma profissional suas competências e as Competências Técnicas são um importante conjunto delas.
Autor: Arivaldo Hallgren 
Consultor do Sebrae-SP

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