quinta-feira, 17 de outubro de 2013

VI BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE ALAGOAS

Evento deste ano homenageia Portugal e vai trazer nomes importantes da literatura para o Estado


A VI Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que é promovida pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), deve reunir 200 mil pessoas no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, entre os dias 25 de outubro e 3 de novembro. Mais de 22 mil títulos vão ser expostos. O evento foi oficialmente lançado na manhã desta quarta-feira (11), no Hotel Ponta Verde. 

No café da manhã, compareceram representantes da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Governo do Estado, além do prefeito Rui Palmeira e de parceiros de instituições públicas e privadas. O evento deste ano homenageia Portugal.

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, ressaltou, na ocasião, a importância da Bienal para a educação. Ela garantiu estar presente no processo para que as crianças tenham acesso à leitura, criando um novo hábito. 

As instituições públicas e particulares estão sendo mobilizadas e as visitas, pré-agendadas e monitoradas. Segundo informações da organização, a visita dos alunos dá a dimensão do papel da Bienal no contexto educacional, que representa, para os estudantes, um aprendizado especial e diferente da rotina de sala de aula, além de promover a literatura e proporcionar conhecimento à população. 

Já Stela Lameiras, diretora da Edufal, ressaltou a importância do evento para os alagoanos, afirmando crer que a iniciativa mobiliza toda a sociedade. Para Rachel Rocha, vice-reitora da Ufal, a Bienal consolida a aproximação entre universidade e sociedade. “Significa a expansão da instituição, ultrapassando os muros da Ufal”, avaliou. 

A agenda cultural desta edição conta com nomes da literatura regional, como Nilton Resende e Arlete Vilela, além de escritores como Ariano Suassuna, Milton Gonçalves, Ney Sant'ana, Laura Muller e Tico Santa Cruz. Também marcará presença o escritor português Boaventura Santos, representante do país homenageado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário